Vacinação

Plano Nacional de Vacinação
Vacina do Papiloma Virús Humano

Sim, é verdade não é muito agradável levar uma vacina. Mas não há dúvidas de que essa mesma vacina, te pode defender de infecções ou doenças, que seriam bem menos agradáveis. A vacinação permite fortalecer o nosso organismo contra determinadas infecções1. As vacinas permitem transmitir ao teu corpo “códigos” que facilitam o ataque dos glóbulos brancos a essas infecções. De acordo com o Portal de Saúde Pública, sem a vacinação muitos de nós não estaríamos vivos se não fosse a vacinação.

Em Portugal, este é o Programa Nacional de Vacinação, ou seja, é este o plano que todos nós deveremos cumprir para nossa bem. Temos este direito e dever, que ainda por cima é gratuito!

Se quiseres saber mais sobre o Programa Nacional de Vacinação 2012, podes ver a norma da Direcção Geral de saúde, aqui:
Se tiveres o teu Plano de Vacinas actualizado terás imunidade a todas estas doenças/infecções. 


E como poderei saber se tenho as vacinas em dia? 
Tens 2 opções...

... uma é consultares o teu boletim de vacinas e verificares se tem alguma data (escrita a lápis), se essa data for anterior à data actual (data em que estás a ver o boletim), então o teu boletim não está actualizado e terás que dirigir-te à unidade de saúde para o actualizares. Se a data (escrita a lápis) ainda não tiver passado, o teu boletim não está desactualizado e deves dirigir-te á unidade de saúde da tua residência na data escrita a lápis.
... outra opção é dirigires-te à unidade de saúde (com o teu boletim de vacinas) e explicares às administrativas que queres verificar se tens as vacinas em dia. Poderás ter que deixar o teu boletim na unidade, para que depois algum(a) enfermeiro(a) verifique se te falta alguma vacina. Pergunta na secretaria quando poderás ir buscar o teu boletim de vacinas.

Se a 1ª opção te pareceu confusa, o melhor é escolheres a segunda opção.

SÓ PARA AS RAPARIGAS

Actualmente, existe uma nova vacina para ti!
Esta vacina protege-te contra este virús, que é um dos responsáveis pelo cancro do colo do útero e que se pode transmitir nas relações sexuais (sabe mais aqui). Assim, ao estares vacinada contra o Papiloma Virús Humano estarás também a prevenir-te contra o cancro do colo do útero.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) esta vacina garante 
"uma eficácia de quase 100 por cento na prevenção de lesões genitais pré-cancerosas, cancro do colo do útero e condiloma acuminado".
Para saberes mais carrega aqui.

No teu boletim, não encontrarás nenhuma data a lápis para esta vacina. Por isso...
Se tens 13 anos podes dirigir à unidade se saúde para iniciares esta vacina. Se ainda não tens 13 anos, podes informar-te junto de profissionais de saúde, para saberes se deves esperar para completar os 13 anos ou se podes antecipar o início da vacina;
Se nasceste em 1992, 1993 ou 1994, em principio deves ter recebido uma convocatória para te dirigires à tua unidade de saúde para te ser administrada esta vacina. Se nasceste nestes anos, mas não recebeste esta convocatória ou ainda não te dirigiste de à unidade de saúde, é aconselhável que o faças com brevidamente para ficares protegida.
Se não fazes parte de nenhum destes grupos etários, esta vacina não está incluida no Plano Nacional de Vacinação e logo a vacina não será gratuita. Se quiseres ficar imunizada contra este virús...
...terás que marcar consulta no médico e falar com ele sobre a vacina,
pedir prescrição médica da vacina, 
comprá-la numa farmácia 
depois dirigires-te à unidade de saúde para que um(a) enfermeiro(a) administra as doses da vacina (não te esqueças da receita médica).

A idade máxima que se aconselha para esta vacina é 40 anos (fale com o seu médico).


Esta vacina é constituida por 3 doses, ou seja, implica que terás que levar 3 vacinas.


O intervalo entre a 1ª vacina e a 2ªvacina é de 2 meses e entre a ª e a 3ª é de 4 meses (vê o esquema seguinte)...










Sem comentários:

Enviar um comentário