Dúvidas frequentes


Se começar a usar a pílula ou outro método contraceptivo hormonal, já não preciso de usar preservativo nas relações sexuais.
Esta afirmação é falsa
Continua a ser necessário utilizar preservativo. E porque? Bem, a principal razão é a protecção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IS). O preservativo (feminino ou masculino) é o ÚNICO método contraceptivo que nos defende de IST. Por este motivo, será muito mais seguro para ti e para o teu companheiro, continuarem a utilizar preservativo. Outro motivo, é porque dessa forma irás diminuir ainda mais a probabilidade de engravidares. Em situações que a eficácia da pílula está diminuída este aspecto é ainda mais importante. 


O Planeamento Familiar é apenas para adultos.
Não, o Planeamento Familiar presta cuidados e serviços a adultos, mas também a adolescentes. Podes saber mais sobre esta pergunta na página “E o Planeamento Familiar?”.

O preservativo retira o prazer?
A resposta correcta a esta pergunta seria: depende. Na realidade para muitos rapazes/homens, o preservativo retira alguma sensibilidade o que leva a perda de prazer1. Contudo, para outros isto não acontece, podendo mesmo ajudá-los no seu auto-controlo da fase pré-orgasmo, ou seja, poderá aumentar o tempo até à ejaculação. No caso dos rapazes a quem o preservativo retira sensibilidade existem algumas soluções, como por exemplo utilizar preservativos mais finos, experimentar o preservativo feminino ou até mesmo utilizá-lo frequentemente, já que isso ajudará a manter os níveis de sensibilidade1.
Por outro lado, a utilização de preservativo ajudará a atingir mais prazer, tanto na rapariga como no rapaz, porque ambos estarão mais descontraídos e despreocupados relativamente a IST ou a uma possível gravidez1.

A masturbação faz mal? A rapariga pode perder a virgindade?
Não. A masturbação não faz mal, apenas se causar algum tipo de inflamação ou se for praticada a número elevado e que perturbe ou afecte o teu comportamento social e a tua relação com os outros1. A masturbação é algo que pode surgir na nossa vida, muito antes do que imaginas. Quando somos crianças (entre 3 a 4 anos3) é normal experimentarmos a masturbação, após descobrirmos o nosso corpo2. Em adolescentes, a masturbação tende a reaparecer como um acto que pretende dar prazer e/ou satisfação. A masturbação permite que te descubras a ti próprio (a) e permite-te ter prazer sem a necessidade de outra pessoa3. A masturbação é então normal na adolescência.
Quanto à outra questão, a resposta também é negativa. A verdade é que na masturbação o hímen (membrana muito fina que existe na entrada da vagina) da rapariga pode romper-se, mas isso não significa que ela tenha perdido a virgindade. Por exemplo, o hímen pode romper-se num exercício de uma aula de educação física, e, obviamente, isso não irá significar que se perdeu a virgindade. Ou seja, a virgindade é algo que só se “perde” com outra pessoa, quando existe envolvimento entre a rapariga e alguém. Nunca perderás a virgindade sozinha, porque virgindade não é apenas romper o hímen.









Fontes: 1 Direcção Geral de Saúde
           3 http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?279


1 comentário:

  1. gostaria de saber se, actifed xarope, brufen,ventoliber, maxillase comprimidos e tussoral podem cortar o efeito da pilula minigeste

    ResponderEliminar