As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) são infecções provocadas por micro organismos: virús, bactérias, fungos, parasitas e outros micróbios, que se transmitem através de contactos sexuais desprotegidos, se um(a) dos(as) parceiros(as) estiver infectado(a).
Estes micro organismos encontram-se nos fluidos corporais (sangue, líquido pré-ejaculatório, esperma e secreções vaginais) ou nas mucosas da vagina, do anûs e do pénis.
PRINCIPAIS VIAS DE TRANSMISSÃO:
- Relações sexuais vaginais
- Relações sexuais anais
- Relações sexuais orais
A maioria das IST's (designadamente o VIH/SIDA e a Hepatite B) NÃO SE TRANSMITEM ATRAVÉS DE:
- Lágrimas
- Suor
- Saliva
Porque a carga viral presente nestes fluidos não é suficiente para haver contágio, contudo...
Basta teres uma relação sexual desprotegida para seres infectado(a)!
IST'S MAIS CONHECIDAS...
VIH/SIDA
Hepatite B
Infecção por Papiloma Vírus Humano (HPV)
Herpes Genital
Sífilis
Clamídia
Gonorreia
Tricomoníase
Hepatite B
Infecção por Papiloma Vírus Humano (HPV)
Herpes Genital
Sífilis
Clamídia
Gonorreia
Tricomoníase
COMO SE SABE QUE SE ESTÁ INFECTADO? COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
O diagnóstico é feito através de análises sanguineas e exames específicos para cada infecção. Se queres saber se estás infectado(a) podes marcar uma consulta de Planeamento Familiar, consulta de Adolescentes ou consulta de IST's (informa-te na tua unidade de saúde sobre quais as consultas disponíveis para ti). Podes também falar com o teu médico de família.
É muito importante vigiares a tua saúde através de exames de rotina, porque nuitas destas infecções podem não ter sintomas inicialmente.
COMO PREVENIR AS IST?
As únicas formas de te protegeres são:
- utilização, correcta, de preservativo (masculino ou feminino) - sabe mais aqui
- abstinência sexual (não ter relações sexuais)
- não partilha de objectos cortantes
- actualização do teu Plano de Vacinas (existem vacinas contra a infecção por Papiloma Vírus Humano e contra a Hepatite B).

ATENÇÃO! Existem infecções que se transmitem apenas pelo contacto entre os orgãos sexuais, mesmo quando não há penetração. Por isso é muito importante a utilização de preservativo, também nestes casos e não apenas quando ocorre penetração.
VIH/SIDA
- O que significa VIH? E SIDA? Qual a diferença?
![]() |
Fonte |
VIH - Vírus da Imunodeficiência Humana
SIDA - Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
O VIH é responsável pelo desenvolvimento da SIDA. Este virús ataca as células do sistema imunitório, que são responsáveis pela defesa do organismo. O organismo torna-se mais frágil, vulnerável e susceptível a outras infecções (oportunistas) e até mesmo a tumores.
Existem 2 tipos diferentes de VIH: VIH 1 e VIH 2.
A SIDA é provocada pelo VIH, é uma doença que afecta o sistema imunitário. A sua evolução depende de pessoa para pessoa.
Uma pessoa pode estar infectada pelo VIH e não ter SIDA. O contrário não é verdade, quem tem SIDA está igualmente infectado pelo VIH.
- Sintomas...
Após esta fase, inicia-se um período em que os sintomas estão adormecidos (mas o VIH continua a multiplicar-se). Este período pode durar diversos anos.
Posteriormente, a pessoa entra na fase sintomática da infecção (ainda sem SIDA), em que aparecem sintomas de que o sistema imunitário está debilitado. A pessoa infectada pode queixar-se de: cansaço fácil, perda de peso, falta de apetite, suores nocturnos, diarreia, queda de cabelo, pele seca e descamativa, entres outros (ATENÇÃO: estes sintomas podem ocorrer por diversos outros motivos).
A fase seguinte é a SIDA, que se caracteriza por uma imunodeficiência grave, que resulta no aparecimento de infecções oportunistas e de tumores. É a fase da doença em que o quadro clínico (estado de saúde) se agrava.
Esta é a evolução normal, caso não se faça tratamento. Se for tratada com os medicamentos adequados, a pessoa pode nunca chegar à fase sintomática da infecção.
É por este motivo que é muito importante os rastreios, para que desta forma possa haver um tratamento precoce da infecção do VIH.
- Existe cura?
- Como se transmite?
A transmissão através de seringas infectadas é a mais perigosa, porque o virús entra directamente na corrente sanguínea.
A transmissão por via sexual, ocorre em todos os tipos de relação sexual, incluindo a vaginal, anal e oral (a relação a anal é a que apresenta mais riscos). É mais comum o rapaz contagiar do que as raparigas, porque o sémen tem maior quantidade de vírus do que os fluidos vaginais.
- E como não se transmite?
O vírus não se transmite através dos contactos que estabelecemos com os outros no nosso dia-a-dia, por exemplo:
- abraçar,
- beijar,
- apertar a mão,
- beber pelo mesmo copo.
Contactos úteis:
Linha SIDA 808 266 666
Linha SOS SIDA 800 201 040
- O QUE É?
É uma doença causada pelo vírus VHB, que afecta o fígado. Existem vários tipos de hepatites, contudo a Hepatite B é a mais perigosa. É extremamente contagiosa!
TRANSMITE-SE pelas seguintes vias:
- esperma
- secreções vaginais
- sangue
- urina
- saliva
- leite materno
- QUAIS AS COMPLICAÇÕES?
A Hepatite B pode levar a graves complicações se o nosso organismo não eliminar a infecção. Estas complicações são a cirrose e o cancro do fígado.
- Nota: Existe uma vacina no Plano Nacional de Vacinação que te protege do vírus da Hepatite B.
Existem mais de 80 tipos de HPV. Sendo que alguns destes vírus afectam a pele e causam verrugas, outros (cerca de 40) afectam o aparelho genital e causam condilomas ou verrugas genitais.
Esta infecção é muito comum, mas a maior parte das vezes não tem sintomas o que leva a que as pessoas desconheçam que a têm. A grande maioria das pessoas (cerca de 80%) tem contacto com este vírus, que normalmente não resulta em problemas graves.
MAS... se o sistema imunitário está fraco (devido a doenças ou mesmo stress), esta infecção pode tornar-se mais persistente e causar lesões mais graves como o cancro do colo do útero.
O contágio ocorre através das relações sexuais.
- QUAIS SÃO OS FACTORES DE RISCO?
- elevado número de parceiros sexuais
- não usar preservativo durante as relações sexuais
- não usar preservativo durante as relações sexuais
- tabagismo (porque diminui as defesas do organismo).
- Como se diagnostica? Como posso saber se estou infectado(a)?
- COMO SE PREVINE?
O preservativo diminui o risco de contágio, mas não elimina este risco porque o vírus pode estar presente noutras áreas que não são protegidas pelo preservativo.
ACTUALMENTE EXISTE UMA NOVA FORMA DE TE PROTEGERES CONTRA ESTE VÍRUS...
... A VACINA CONTRA O HPV!
Esta vacina ao proteger-te contra o HPV (responsável por 70% dos cancros do colo do útero), irá diminuir o risco de teres este tipo de cancro.
- O QUE É?
O herpes genital é uma infecção que pode ser causada por 2 tpos de vírus: vírus herpes simples 1 e vírus herpes simplex 2 (mais frequente).
- COMO SE TRANSMITE?
A transmissão pode ocorrer através de sexo vaginal, oral e anal. Pode também transmitir-se através de beijos e toque, quando há contacto com lesões ou secreções de zonas infectadas.
- QUAIS OS SINTOMAS?

Nos HOMENS podem aparecer em qualquer parte do pénis.
Nas MULHERES pode aparecer na vulva, dentro e fora da vagina e no colo do útero. Em caso de relação sexual anal, as lesões podem aparecer à volta do ânus e no recto.
Durante o período em que a infecção está sintomática (apresenta sintomas: estas bolhas) é preferível não praticar relações sexuais, porque o preservativo não é 100% eficaz.
- TRATAMENTO?
O herpes pode ser tratado, mas o tratamento serve apenas para diminuir os sintomas e as queixas. Não existe cura e os sintomas podem reaparecer....
- O QUE É?

Esta doença pode ter consequências muito graves, levando até mesmo à morte. Contudo, se for detectada a tempo tem cura, através de um tratamento muito eficaz.
- COMO SE TRANSMITE?
Transmite-se através de sexo vaginal, oral ou anal. Pode também, apesar de ser menos frequente, transmitir-se através de beijos.
- SINTOMAS?
Infecção causada por uma bactéria. Pode afectar o pénis, a vagina, o ânus, a uretra, a garganta ou os olhos. É a Infecção Seuxualmente Transmíssivel mais comum.
Na maioria dos casos não apresenta sintomas, mas pode surgir:
- Nas raparigas: dor pélvica (abdomen), corrimento vaginal, dor durante a relação sexual ou ao urinar e hemorragia entre as menstruações;
- Nos rapazes: ardor ou dor ao urinar, pus ou corrimento vindos do pénis, inchaço nos testiculos ou no ânus.
Transmite-se através de relações sexuais desprotegidas. Pode também ser transmitida de mãe para filho durante o parto (se as lesões estiverem activas)
O tratamento é feito com antibióticos.
A Gonorreia é uma infecção causada por uma bactéria chamada gonococo. Esta bactéria provoca, essencialmente, inflamação do aparelho genital feminino.
Pode também afectar o pénis, a vagina, o colo do útero, a utetra, o ânus ou a garganta.
A via de transmissão principal é através de relações sexuais desprotegidas. Pode também ser transmitida de mãe para filho durante o parto.
Se não for tratada pode levar a problemas graves, como por exemplo infertilidade ou gravidez ectópica.
Pode também afectar o pénis, a vagina, o colo do útero, a utetra, o ânus ou a garganta.
A via de transmissão principal é através de relações sexuais desprotegidas. Pode também ser transmitida de mãe para filho durante o parto.
Se não for tratada pode levar a problemas graves, como por exemplo infertilidade ou gravidez ectópica.
A gonorreia normalmente não apresenta sintomas, mas pode surgir:
- NAS RAPARIGAS: dor pélvica, hemorragia, febre, penetração dolorosa, dor ao urinar, inflemação da vulva, corrimento de cor amarelada ou esverdeada, necessidade de urinar mais vezes do que o normal
- NOS RAPAZES: corrimento (pus) do pénis, dor ou ardor ao urinar, necessidade de urinar mais vezes que o normal.
Infecção causada por um organismo unicelular chamado tricomona. Afecta rapazes e raparigas.
Normalmente não apresenta sintomas, mas podem surgir...
- NAS RAPARIGAS: corrimento e descargas vaginais, pequenas hemorragias, comichão à volta da vagina, inchaço das virilhas, necessidade de urinar mais vezes que o normal;
- NOS RAPAZES: descargas ou corrimentos provenientes da uretra, necessidade de urinar mais vezes que o habitual e dor ou ardor ao urinar.
Fontes: Associação para o Planeamento da Família (www.apf.pt)
www.roche.pt
www.roche.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário