Sexualidade?

O que é a sexualidade?
Identidade Sexual, Identidade de Género e Orientação Sexual


A OMS – Organização Mundial de Saúde- definiu Sexualidade como uma energia que encontra a sua expressão física, psicológica e social no desejo de contacto, ternura e às vezes amor.

Logo, Sexualidade NÃO É SINÓNIMO DE RELAÇÕES SEXUAIS, como muitas pessoas pensam.

Todos nós somos seres sexuados. A nossa sexualidade depende não só de anatomia e da fisiologia do nosso corpo, mas também da nossa identidade e orientação sexual, da nossa personalidade, pensamentos, sentimentos e das relações que estabelecemos.

A sexualidade faz parte da nossa identidade e afecta todas as dimensões do indivíduo. Ao longo do ciclo de vida a sexualidade desenvolve-se, altera-se, evolui, mas está sempre presente na nossa vida. Sendo o toque uma expressão da sexualidade, ela começa logo após o nascimento, com o contacto pele a pele da mãe com o bebé.

A sexualidade é uma realidade essencial na vida humana e deve ser uma fonte de bem-estar, para nós e para aqueles com quem a partilhamos. Deve ser também vivida com responsabilidade e segurança.

Só assim, poderás promover a tua Saúde Sexual e Reprodutiva, que implica bem-estar físico, ausência de doenças ou infecções, possibilidade de decidires livremente se queres ou não ter família e diz também respeito ao bem-estar emocional, e a uma vivência sexual prazerosa e segura1.

A nossa sexualidade, depende muito de três aspectos: a nossa identidade sexual, a nossa identidade de género e a nossa orientação sexual.

            IDENTIDADE SEXUAL
A identidade sexual é o que pensas sobre ti próprio(a) e sobre a tua sexualidade, sobre as tuas emoções e sobre o desejo que sentes em relação aos outros que podem ser do mesmo sexo, de outro sexo ou de ambos os sexos.

            IDENTIDADE DE GÉNERO
Tem a ver com o modo como te vês a ti próprio: como homem (masculino) ou como mulher (feminino).
O teu aspecto físico pode ou não coincidir com a tua identidade de género.
Quando uma pessoa não se identifica com o género biológico, esta pessoa ao nível da identidade de género, é TRANSEXUAL.
  
            ORIENTAÇÃO SEXUAL
A orientação sexual está relacionada com a atracção sexual mais significativa ou exclusiva que sentes ao longo da tua vida. A orientação sexual revela-se normalmente na puberdade e NÃO PODE SOFRER INFLUÊNCIAS EXTERNAS QUE A ALTEREM!
Quem se sente atraído(a) sobretudo por pessoas de sexo diferente que o teu...É HETEROSSEXUAL.
 
  Quem se sente sobretudo atraído(a) por pessoas do mesmo sexo que tu... É HOMOSSEXUAL.
                                                  
Quem se sente atraído(a)por ambos os sexos...É BISSEXUAL.


Sabias que...Existem pessoas com outro tipo de orientação sexual, estas pessoas encaram-se como ASSEXUAIS e não sentem atracção sexual por nenhum dos sexos, apenas atracção afectiva.

                                                        




Fontes: www.apf.pt 

1 comentário: